sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ENSAIO


Centro de Arte Calouste Gulbenkian, onde acontece todos os sábados ensaios do projeto Integração Cultural é 10

Durante os ensaios são aplicada aulas educativas nas Práticas Psicomotoras pela produtora Marlúcia Farias que é Pedagoga e Psicomotricista, onde potencializa a criatividade, ou seja, interação entre profissional - aluno, num dialógo corporal e cognitivo, como momentos de livres vivências e atividades de desafios. Essas atividades tem regras de desenvolvimentos, estímulos e motivação, inter-relacionando-se com o meio e com a sua existência.


                       Produtora Marlúcia Farias aplica atividade de equilíbrio e confiança que é a base de toda a coordenação dinâmica global.

Produtora Marlúcia Farias e Pablo Luis assistente de produção




Nosso trabalho com esses jovens no teatro nos trouxe o desafio de contextualizar os saberes culturais e sociais, despertando-os para um novo cenário social com bom senso, seriedade, responsabilidade, alegria e esperança. Assim testemunhamos o despertar de um novo horizonte, virando a pagina de uma historia marcada pela discriminação e preconceito para com esta parcela da sociedade ainda vista erroneamente, como “incapaz”, “deficiente” como tanto outros estigmas de uma história excluente.



O jogo proporciona a ilusão de uma vida livre, de livres escolhas, atenua a lei inexorável da seriedade da vida, a tristeza que decorre das impossibilidades do homem. É dessa forma que Marlúcia Farias compreende o jogo como um  modo de auto-realização. Segundo a produtora Marlúcia Farias diz que:”...o homem é provavelmente o único animal que pode fazer do seu próprio corpo um brinquedo”, e comenta que esse é o nosso mais importante brinquedo e instrumento no jogo de relações estabelecidas por meio do lúdico. 


Aqui a Produtora e Psicomotricista Marlúcia Farias aplica práticas psicomotoras relacionais através de bolas. Para uma pessoa manipular os objetos da cultura em que vive precisa ter certas habilidades que são essenciais, ela precisa saber se movimentar no espaço com desenvoltura, habilidade e equilíbrio, e ter o domínio do gesto e do instrumento. Esses movimentos, desde o mais simples ao mais complexo, são determinados pela contrações musculares e controlados pelo sistema nervoso.









Nenhum comentário:

Postar um comentário